Publicações

  • Livros:

ABREU, K. F. (Org.). Múltiplos olhares sobre o agir científico do Campus Salgueiro. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Experiências de pesquisas em tecnologia e educação. Recife: Pipa Comunicação, 2015.

OLIVEIRA, F. K. (Org.); ABREU, K. F.; OLIVEIRA, F. E.; SOARES, A. S. L.; SANTANA, J. R.; PONTES, M. G. O.; OLIVEIRA, O. S.; MATIAS, P. H. B.  Experiências com as TICs. Petrolina: IF Sertão Pernambucano, 2014.

  • Capítulos de livros:

ABREU, K. F.; BARBOSA, L. Lei no 11.161/05: a política linguística e a implementação de ações no estado de Pernambuco. In: BARROS, C.; COSTA, E.; GALVÃO, J. (Org.). Dez anos da “Lei do Espanhol” (2005-2015). Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016. p. 277-292.

ABREU, K. F.; OLIVEIRA, F. K. Redes sociais educacionais: instrumentos auxiliares no ensino de língua espanhola. In: LIMA, S. C.; BATISTA JÚNIOR, J. R. L. (Org.). Linguagens: relatos de experiências da educação profissional e tecnológica. 1ed.Natal: IFRN, 2014, v. 1, p. 85-99.

CORREIA, A. A. B. A.; SILVA, A. T. Agentes literários: disseminando poesias para a autorreflexão. In: ABREU, K. F. (Org.). Múltiplos olhares sobre o agir científico do Campus Salgueiro. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

FURTADO, R.N.M.; ABREU, K. F. A aprendizagem cooperativa e a produção textual para o ENEM: sistematizando processos. In: LIMA, S. C.; BATISTA JÚNIOR, J. R. L. (Org.). Linguagens: relatos de experiências da educação profissional e tecnológica. 1 ed. Natal: IFRN, 2014, v. , p. 100-111.

LEÃES, P. G; LIMA, A. K. P.; MACIEL, S. S.; CARVALHO, W. L. PROEJA e índices socioeconômicos de inclusão educacional: um estudo de caso do Campus Salgueiro – PE. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

LIMA, A. K. P. Sustentabilidade: do desdobramento conceitual ao elo de práticas e saberes. In: ABREU, K. F. (Org.). Múltiplos olhares sobre o agir científico do Campus Salgueiro. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

MACIEL, S. S.; LIMA, A. K. P. Sustentabilidade e externalidades dos impactos espaciais e ambientais de um empreendimento no município de Juazeiro do Norte – CE. In: ABREU, K. F. (Org.). Múltiplos olhares sobre o agir científico do Campus Salgueiro. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

MORAIS, H. T. F.; BENVENUTO, E. V.; ABREU, K. F.; BARRETO, L. S. V. Práticas de letramento na construção civil – experiências do projeto PIBEX Campus Salgueiro. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

MORAIS, H. T. F.; ABREU, K. F. Gêneros textuais discursivos na esfera da construção civil: a formação crítica dos sujeitos. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (orgs.). Experiências de pesquisas em tecnologia e educação. Recife: Pipa Comunicação, 2015.

NASCIMENTO, M.V.F. ; ABREU, K. F. A produção de texto na sala de aula de E/LE: alguns enfrentamentos. In: VIDAL, R. M. B.; BERNARDINO, R. A. S.; PONTES, A. L. P. (Org.). Produção e ensino de texto em diferentes perspectivas. 1 ed. Mossoró: Ed.UERN, 2014, v. 1, p. 64-73.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Revisão Sistemática da Literatura. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, M. B.; GOMES, A. S. Métodos hierárquicos e não-hierárquicos de agrupamento para classificação de indivíduos. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; ABREU, M. F. O ensino de Sociologia baseado em livros didáticos abertos. In: RAABE, A. L. A. et al. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Recife: Pipa Comunicação, 2016. 470p. (Série professor criativo, IV).

OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. O estado da arte dos recursos educacionais abertos. In: ABREU, K. F. (Org.). Múltiplos olhares sobre o agir científico do Campus Salgueiro. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Recursos educacionais abertos: materiais auxiliares à prática tutorial. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (orgs.). Experiências de pesquisas em tecnologia e educação. Recife: Pipa Comunicação, 2015.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Software livre como SAAS para compartilhamento de REA. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. Experiências de pesquisas em tecnologia e educação. Recife: Pipa Comunicação, 2015.

OLIVEIRA, F. K.; MATIAS, P. H. B. Análise da usabilidade dos sistemas operacionais para tablets. In: OLIVEIRA, F. K. (Org.). Experiências com as TICs. Petrolina: IF Sertão Pernambucano, 2014.

OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, F. E.; SANTANA, J. R.; PONTES, M. G. O. O suporte das TICs à Educação Matemática. In: OLIVEIRA, F. K. (Org.). Experiências com as TICs. Petrolina: IF Sertão Pernambucano, 2014.

OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, O. S. Edmodo: uma rede social educacional. In: OLIVEIRA, F. K. (Org.). Experiências com as TICs. Petrolina: IF Sertão Pernambucano, 2014.

SILVA, M. R. V.; ABREU, K. F. Avaliação e letramento(s): construindo pontes possíveis. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

SILVA, M. R. V.; ABREU, K. F. Avaliação e letramento(s): a formação crítica em exames. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F (orgs.). Experiências de pesquisas em tecnologia e educação. Recife: Pipa Comunicação, 2015.

SOARES. L. A. F.; CORREIA, A. A. B. A. Poesias disseminadas para a formação cidadã. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

SOARES, A. S. L.; ABREU, K. F. Tecnologias digitais na formação profissional. In: OLIVEIRA, F. K. (Org.). Experiências com as TICs. Petrolina: IF Sertão Pernambucano, 2014.

VIDAL, C. C. O.; BARROS, M. P. L.; LEÃES, P. G; OLIVEIRA, C. A. A língua brasileira de sinais e a necessidade de novos sinais para a Tecnologia em Alimentos. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. (Org.). Métodos e pesquisas em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2016.

  • Artigos:

ABREU, K. F.; OLIVEIRA, F. K. O uso do Edmodo como ferramenta educacional nas aulas de língua espanhola. Revista Semiárido De Visu, v. 3, n. 1, p. 34-43, 2015.

ABREU, K. F.; MORAIS, H. T. F. ; SILVA, M. R. V. Eventos de letramento(s) em português e em espanhol: a abordagem crítica na área de edificações. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso – I CNAD, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. Pau dos Ferros: Queima-Bucho, 2014. p. 555-561.

ABREU, K. F. Práticas de letramento(s) na escola: reflexões sobre a formação do aluno do ensino médio. Diálogo das Letras, v. 01, p. 42-60, 2012.

ABREU, K. F.; MORAIS, H. T. F.; SILVA, M. R. V. Eventos de letramento (s) em português e em espanhol: a abordagem crítica na área de edificações. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso – I CNAD, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso – I CNAD. Pau dos Ferros: Queima-Bucho, 2014. p. 555-561.

ABREU, K. F.; BENVENUTO, E. V. Interculturalidade e práticas de linguagem em espanhol como le: reflexões sobre os documentos governamentais. In: I Colóquio Nacional de Análise do discurso – I CNAD, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso – I CNAD, 2014. p. 562-569.

ABREU, K. F.; OLIVEIRA, F. K.; BAPTISTA, L. M. T. R. Uma experiência do ensino de língua espanhola mediada pelo computador na busca da autonomia do aprendizado do aluno. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009, João Pessoa. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. João Pessoa: REALIZE, 2009. v. 1.

ALVES, W. M. S.; OLIVEIRA, F. K. Análise da usabilidade de sistemas operacionais para dispositivos móveis usando Android e Windows Phone. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, X, 2013. Salvador – Bahia. Anais do VIII CONNEPI. Salvador: Editora IFBA, 2013.

BENVENUTO, E. V.; ABREU, K. F. Práticas de leitura e escrita em le: o perfil de alunos do ensino médio tecnológico. In: II Colóquio do Grupo de estudos e pesquisas sobre práticas de ensino e formação de professores de língua espanhola (GEPPELE), 2013, Fortaleza. Anais do II colóquio Geppele: novos rumos na formação do professor de espanhol – políticas linguísticas e ensino de e/le na escola, 2013.

BENVENUTO, E. V. ; ABREU, K. F. Letramento(s): em busca do exercício da plena cidadania. In: Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa Inovação, 2013, Salvador. Pesquisa e inovação para o desenvolvimento do Brasil, 2013.

CORREIA, A. A. B. A.; DA SILVA, F. L. B. A Abordagem das Variedades Linguísticas Sob o Discurso da Igualdade Dialetal – Apontamentos Para Uma Análise dos Livros Didáticos. In: 4º Congresso Nacional, 1º Internacional de Letras, Artes e Cultura, 2013, São João Del-Rei – MG. Linguagem, Memória e Arte – Interfaces. São João Del-Rei – MG: UFSJ, 2013. v. único. p. 563-570.

CORREIA, A. A. B. A.; VASCONCELOS, R. G. G. Jogos Linguísticos: Estratégias de Ensino Construídas no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2014, Natal – RN. 25ª Jornada Nacional do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2014.

CUNHA, R. B.; OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, A. E. A.; SANTANA, J. R. Novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de geometria: o auxílio didático do software Cabri-Géometrè. In: V Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, X, 2010. Maceió – Alagoas. Anais do V CONNEPI. Maceió: Editora IFAL, 2010.

FREIRE, R. S.; DAVID, P. B.; OLIVEIRA, F. K. Dialogicidade na Formação Online de Professores de Matemática. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010. Aracaju-Sergipe.  Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na EducaçãoWorkshop Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2011.

MARTINS, C. A.; VASCONCELOS, F. H. L.;  OLIVEIRA, F. K.; SANTANA, J. R.; SOUSA, M. I. P. Dinâmica Pedagógica em Educação a Distância: Caracterizando Aspectos Metodológicos de uma Disciplina de Graduação da UAB. In: Workshop Brasileiro de Informática na Educação. João Pessoa-Paraiba.  Anais do Workshop Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2010.

MARTINS, C. A.; SOUSA, M. I. P.; OLIVEIRA, F. K.; MOREIRA, R. G.; SANTANA, J. R. Cultura imagética e suas implicações na educação a distância. In: CIAED CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2009.

MATIAS, P. H. B.; OLIVEIRA, F. K. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O USO DO TABLET EDUCACIONAL. In: X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, X, 2015. Rio Branco – Acre. Anais do X CONNEPI. Rio Branco: Editora IFAC, 2015.

MATIAS, P. H. B.OLIVEIRA, F. K. A experiência do usuário no tablet educacional. In: III Workshop de Trabalhos de Cursos Técnicos da Escola Regional de Computação Bahia – Alagoas – Sergipe, III, 2015. Maceió- Alagoas. Anais do XV ERBASE. Porto Alegre: SBC, 2015.

MATIAS, P. H. B.; OLIVEIRA, F. K. Análise da experiência do usuário no tablet educacional. In: Congresso de Informática InfoBrasil 2014, VII, 2011. Fortaleza – Ceará. Anais da VII InfoBrasil. Fortaleza: InfoBrasil, 2014.

MATIAS, P. H. B.; ABREU, K. F.OLIVEIRA, F. K.; MELLO, H. M. Ambiente de compartilhamento de REAs: uma proposta de modelagem, implementação e modelo de negócio. Revista Semiárido De Visu, v. 4, n. 1, p. 18-31, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, M. B.; GOMES, A. S.; QUEIROS, L. M. Groupin methods for identification of profiles of teachers with expertise in educational technology. In: Information Systems and Technologies (CISTI), 2017 12th Iberian Conference on. IEEE, 2017. p. 1-6.

OLIVEIRA, F. K.GOMES, A. S.; OLIVEIRA, M. B.; QUEIROS, L. M. RECREIO: Floss as SAAS for sharing of educational resources. In: Information Systems and Technologies (CISTI), 2017 12th Iberian Conference on. IEEE, 2017. p. 1-6.

OLIVEIRA, F. K.; QUEIROS, L. M.GOMES, A. S. Análise comparativa de métodos avaliativos de cursos técnicos profissionalizantes em educação a distância no Estado de Pernambuco. In: IX Workshop sobre avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, 2016. Uberlândia-MG.  Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Porto Alegre: SBC, 2016. p. 457-466.

OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F.; SILVA, A. A. G. Formação profissional em recursos educacionais abertosRevista Semiárido De Visu, v. 3, n. 2, p. 98-109, 2015.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. A development model of units of learning for multiple platforms. In: Information Systems and Technologies (CISTI), 2015 10th Iberian Conference on. IEEE, 2015. p. 1-6.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015. Maceió-Alagoas.  Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2015. p. 376.

OLIVEIRA, F. K.ABREU, K. F.; OLIVEIRA, O. S. EXPERIÊNCIAS COM REDES SOCIAIS EDUCACIONAIS. In: 3º Colóquio de Hipertexto – CHIP, 2012, Fortaleza. Anais do 3º Colóquio de Hipertexto: ferramentas digitais e ensino, 2012. v. 3. p. 17-24.

OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, O. S. EDMODO: Uma rede educacional. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede, 2012, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: Pipa Comunicação, 2012. v. 3. p. 1-16.

OLIVEIRA, F. K.; SANTANA, J. R.; PONTES, M. G. O.; CUNHA, R. B. O ensino de geometria por meio de múltiplas plataformas: uma experiência com o Geonext. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, V. 2, N. 1, jun., 2011.

OLIVEIRA, F. K.; SANTANA, J. R.; PONTES, M. G. O. O vídeo como ferramenta educacional a partir de múltiplas plataformas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010. João Pessoa – Paraíba.  Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2010.

OLIVEIRA, F. K.; SANTANA, J. R.; PONTES, M. G. O.; CUNHA, R. B. O ensino de Matemática com o uso de vídeo sob demanda. In: V Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, X, 2010. Maceió – Alagoas. Anais do V CONNEPI. Maceió: Editora IFAL, 2010.

OLIVEIRA, F. K.; SANTANA, J. R.; PONTES, M. G. O. O vídeo pela Internet como ferramenta educacional. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2010. p. 1389-1392.

PINTO, A. C. C.; OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, O. S.; PINTO, R. C. C.; SILVA, R. N. JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E FACILITADORA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM SALA DE AULA. In: VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Tocantins. Anais do VII Connepi. Tocantins: Connepi, 2012. v. VII. p. 1-8.

QUEIROS, L. M.GOMES, A. S.; OLIVEIRA, F. K. Learning experiences design: Integration of e-learning environments. In: Information Systems and Technologies (CISTI), 2017 12th Iberian Conference on. IEEE, 2017. p. 1-4.

ROCHA, E. A.; OLIVEIRA, F. K.; SANTANA, J. R.; PONTES, M. G. O. Suporte educacional por meio de múltiplas plataformas. In: Congresso de Informática InfoBrasil 2011, IV, 2011. Fortaleza – Ceará. Anais da IV InfoBrasil. Fortaleza: InfoBrasil, 2011.

SILVA, F. E. C.; OLIVEIRA, F. K. PIMENTER um sistema para uso otimizado do computador pessoal: automação e outsourcing. In: Congresso Regional de Informática e Telecomunicação, 2008, Mato Grosso do Sul. Anais do Congresso Regional de Informática e Telecomunicação. Cuiabá: SUCESU-MT, 2008. v. 1.

SILVA, F. E. C.; MESQUITA, P. A. A.; OLIVEIRA, F. K.; OLIVEIRA, A. M. B. Uma arquitetura para gestão para o projeto PIMENTER. In: VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2008, Fortaleza. Anais do VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s